
Gênero memórias na escola
Trabalhar com lembranças faz com que as crianças, os adolescentes ou jovens vivam num passado mais amplo, que passa a ser não somente conhecido, mas também sentido pessoalmente. O trabalho com a memória da comunidade não pode nem deve ser restringido apenas à recuperação do passado, como que só ele tivesse valor e fosse bom. Tem que resgatar memórias vivas das pessoas mais velhas, que foram passadas às gerações mais novas pelas palavras, gestos, danças, brincadeiras, contos, tradições.
Para poder fazer uma recuperação dessas lembranças, é estimulada a parceria entre o professor e os alunos a serem companheiros desse trabalho, permitindo mostrar o valor dessas pessoas que muitos desconhecem, até mesmo dentro da própria comunidade. Fazendo isso, propicia a troca de experiências, fazendo sentirem-se valorizados, gerando um sentimento de pertença ao lugar onde se vive, contribuindo para a formação de cidadãos mais seguros e completos na constituição da cidadania.
O aluno narrando memórias
Narrar memórias é uma habilidade que se aprende com a prática. Após narrar às memórias das pessoas mais velhas da comunidade, os alunos podem recriar suas memórias sem necessitar de uma exata transcrição da realidade, pois sabemos que o ato de narrar é uma criação. Quando um literário narra um acontecimento ele acrescenta, transforma, dá vida ao texto, em outros momentos ele oculta algo da realidade, fazendo com que o leitor se envolva na narrativa.
É uma aventura rica escrever memórias e com a ajuda do professor, os alunos aprenderão a ler e escrever esse gênero muito importante para sua formação.
Ivanilda Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.