
Usando a tecnologia
nas aulas de arte
Como poderíamos usar a tecnologia nas aulas de arte?
É uma pergunta bastante comum principalmente quando se acha que as aulas de arte são apenas um tapa buraco, complemento de carga horária ou ainda que tecnologia é simplesmente o computador.
Um lápis, uma tinta, um relógio, um celular, uma máquina fotográfica, um computador... e tantas outras formas que o homem encontrou e encontra para demonstrar suas ideias e construir seus conceitos, mesmo sabendo que para tais construções precisam de um desenho, uma análise ou um projeto.
Analisando uma música, por exemplo, podemos observar uso da tecnologia, a partir do momento que eu pergunto, quando, como e onde foi gravada. Na fotografia, se houve manipulação no laboratório ou nos programas de computador, como o photo shop (um dos mais usados).
Na escola, nas aulas de arte, o mais importante é fazer com que o aluno use os mais diversos recursos já existentes ampliando assim suas ideias e suas formas de expressar. Nesse diálogo as aulas de arte tornam-se mais produtivas e significativas, pois o aluno irá analisar, conceituar, trocar experiências, pesquisar e produzir.
É importante que o professor acompanhe cada aluno ao longo de todo o processo, observando, registrando e intervindo de forma positiva no processo de aprendizagem e conscientização criativa.
Ivanilda Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.