A sociedade é ótima para exaltar os que têm sucesso e rápida para zombar dos fracassados. Quem almeja ter uma personalidade saudável não deve esquecer essa lei: não espere muito dos outros.

Augusto Cury







14 julho 2010

Planejamento x Plano


Planejamento é o processo de reflexão, de tomada de decisão. Plano é o produto, que como tal pode ser explicitado em forma de registro, de documento ou não. O planejamento enquanto processo, é permanente. O plano, enquanto produto é provisório.

Necessidade do Planejamento
Num sentido mais geral podemos dizer que a atividade tipicamente humana, consciente está constantemente marcada por um ato de planejamento. O que estamos buscando agora é uma forma mais adequada à realidade educacional. Planejar, de alguma forma, com maior ou menor rigor, o professor sempre planeja. A questão que se coloca é superar o planejamento espontâneo, em direção ao consciente, fazer um plano bem elaborado para que, de fato, as atividades em aula propiciem o máximo aproveitamento. É uma questão de respeito a si e ao grupo. Vivemos hoje num mundo de fragmentação, de correria, em que o sujeito-educando tem uma série de outras coisas para fazer, uma série de outros estímulos. Se queremos efetivamente atingi-lo, temos que aproveitar da melhor forma e espaço-tempo de sala de aula. Um bom planejamento certamente tem repercussão na disciplina, uma vez que as necessidades dos alunos estão levadas em conta e o professor tem maior convicção daquilo que está propondo.

(Texto extraído do livro: Planejamento enquanto instrumento para a práxis Pedagógica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.